Muitas pessoas já estão chegando à Praça Sete, em Belo Horizonte, para dar início à assembleia que decidirá para onde o grupo seguirá. Há duas possibilidades. A primeira é seguir rumo ao Mineirão, onde a Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai às 16h, pela semifinal da Copa das Confederações. Nessa hipótese, os protestantes podem fechar as vias ao redor do estádio para dificultar o acesso dos torcedores que assistirão ao confronto.
Continua depois da publicidade
A outra opção é seguirem para a Praça do Papa, na direção oposta ao Mineirão, para mostrar que o caráter da passeata é pacífico e que só querem protestar.
Segundo a coronel Claudia Romualdo, a polícia destacou um efetivo de 800 policiais, que estão espalhados por todo o centro de Belo Horizonte, mas que não acompanhará a manifestação.
– A presença da Polícia Militar não é para reprimir a manifestação, mas para garantir que ela aconteça. Mas que aconteça de maneira pacífica, sem atos de vandalismo. Quem quiser fazer vandalismo vai ser preso – alertou a coronel.
Se o grupo decidir ir para o Mineirão, serão dez quilômetros de caminhada da Praça Sete até o perímetro de segurança montado pela polícia, a dois quilômetros do estádio, na avenida Antônio Carlos. É nesse ponto que os confrontos estão ocorrendo, com os manifestantes querendo se aproximar do estádio e a polícia impedindo.
Continua depois da publicidade