Manifestantes bloquearam na manhã desta sexta-feira cinco rodovias no Oeste de Santa Catarina durante a greve geral que ocorre em todo o país. Foram interrompidas a SCT-480, em Chapecó, a SC-283, em Arvoredo, a SC-157, em Quilombo, a BR-153, em Concórdia. e a BR-386 na divisa com o Rio Grande do Sul, em Iraí (já no Estado vizinho), o que impede o acesso à BR-158, em Palmitos, na ponte sobre o Rio Uruguai.

Continua depois da publicidade

Em Chapecó, os ônibus de transporte coletivo deixaram de circular às 6h, voltando à normalidade no final da manhã. Segundo a prefeitura, 40% do transporte foi prejudicado. Das 42 escolas municipais, 18 foram fechadas, assim como metade dos 32 Centros de Educação Infantil da cidade. Os postos de saúde estão atendendo normalmente.

Ainda pela manhã, manifestantes se concentraram na Praça Coronel Bertaso, em Chapecó, a partir das 9h e, posteriormente, desceram a Avenida Getúlio Vargas e fizeram um ato em frente ao Banco do Brasil. Estão previstas outras manifestações ao longo do dia no município, em frente a outros órgãos públicos.

A greve geral é um protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo federal. A reforma trabalhista foi aprovada na Câmara nesta semana e segue para o Senado. A da Previdência ainda está sendo discutida pelo Congresso.

Leia mais

Continua depois da publicidade

AO VIVO: acompanhe o dia de protestos e greve geral em Santa Catarina

Manifestantes colocam fogo em rodovias e avenidas de Florianópolis

VÍDEO: protesto na SC-401 tem conflito entre motoristas e manifestantes