Uma manifestação ocorreu na tarde desta quarta-feira em frente a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Estudantes, professores e representantes do Sinte realizaram um abaixo assinado pedindo pelo fim da SDR.

Continua depois da publicidade

Mais: Confira uma galeria de fotos dos protestos por melhorias na educação em Joinville e Jaraguá do Sul

– A gente sabe que consomem muito dinheiro do governo e acaba faltando para a educação -, aponta a coordenadora do Sinte, Cristiane de Oliveira Möller.

O motivo da mobilização é a portaria do Governo do Estado que determina a unificação de turmas, na qual classes com poucos estudantes serão reenturmadas. Antes da portaria era possível abrigar 35 estudantes por sala no ensino médio, agora as classes receberão até 40.

Continua depois da publicidade

Os manifestantes questionam os espaços das salas, que em média medem 48 m². A Lei 170, que regula a educação no Estado, prevê que a metragem deve ser de 1,30 m² de espaço livre por estudante, ou seja, para 40 estudantes uma sala deveria ter 80 metros quadrados.

Os alunos questionaram pessoalmente a gerente de educação da SDR, Lorita Karsten. Entre as solicitações estavam que a gerente intercedesse junto a Secretaria da Educação.

– Também acho que foi um momento inoportuno e sou contra essa medida quase na metade do ano letivo. Vou tentar um novo contato para ver o que pode ser feito -, garante.

Continua depois da publicidade

Entre as escolas que devem sofrer unificação estão a Duarte Magalhães, Julius Karsten, Darci Frank Welk, Elza Granzotto, Holando Marcelino Gonçalvez, Heleodoro Borges, Elisa Cláudio de Aguiar e Lauro Zimmermann.