O reajuste da passagem de ônibus em Joinville, que aumentou para R$ 3,00 o valor do bilhete antecipado (o novo preço passa a valer a partir do próximo dia 11 de janeiro) foi alvo de protestos numa manifestação que ocorreu as ruas do Centro da cidade na tarde desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Após uma mobilização na Praça da Bandeira, ao lado do terminal urbano, cerca de 130 manifestantes, entre eles membros do Movimento Passe Livre, saíram pelas ruas centrais erguendo faixas de protesto e entoando gritos de guerra contra o aumento.
Por volta das 19 horas, pneus foram queimados entre as ruas Princesa Isabel e João Colin. O trânsito ficou parcialmente bloqueado no local por cerca de meia-hora. A Polícia Militar não precisou intervir. Neste momento, os carros circulam sem interferência no trecho.
O professor de filosofia e integrante do Movimento Passe Livre, Hernandez Vivan Eichenberger, reforça que a meta do movimento é a instituição da tarifa zero em Joinville.
Continua depois da publicidade
– Se o valor atual não fosse reajustado, já seria uma pequena conquista. Ainda assim, insuficiente – diz.
A tese do Movimento Passe Livre é de que a implantação do IPTU Progressivo poderia subsidiar a tarifa zero, ficando os maiores valores para aos donos dos maiores terrenos. Nova manifestação está marcada para o próximo dia 15, também no Centro da cidade.