Manifestantes se reuniram na Praça do Avião, em Tubarão, nesta sexta-feira (15), em movimento contra a escala de trabalho 6×1. A ação em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) foi realizada às 15h.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O slogan da campanha é “Uma folga nunca foi e nunca será suficiente”. Além de Tubarão, manifestações foram registradas em ao menos 20 municípios por todo o país, incluindo Florianópolis.

O evento contou com o apoio do Coletivo Força Popular e Movimento Trabalhadores Livres, Coletivo Plena, Sindicato dos Comerciários, Mocnetu, Coletivo Nós por Nós, Grito dos Excluídos e Fórum Diocesano das Pastorais Sociais. Além disso, também participaram os partidos do PT Tubarão, Unidade Popular, PSTU, PCB, PDT, PT Capivari de Baixo e PCdoB.

Continua depois da publicidade

Sobre a PEC contra a jornada 6×1

Esse movimento teve início após a PEC que prevê o fim da escala de trabalho 6×1, da deputada federal Erika Hilton (PSOL) ser apresentada. O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, também propôs uma PEC com objetivo parecido anteriormente.

A atual versão da PEC prevê reduzir a semana de trabalho de 44 horas para 36. Cita-se também jornada de trabalho de quatro dias por semana. Os pontos seriam discutidos em acordo ou convenção coletiva, e as mudanças não seriam imediatas.

Nos últimos seis meses, Érika Hilton tem recolhido assinaturas para apresentar a PEC à Câmara dos Deputados. Até quarta-feira (13), a proposta já contava com 206 assinaturas. Porém, a discussão ainda terá de passar por comissões e pelos plenários da Câmara e no Senado. Segundo a deputada, embora as assinaturas estejam avançando, a tramitação da matéria pode ficar somente para 2025, na próxima legislatura.

Leia mais

Em discussão para o fim da escala 6×1, veja quantos dias da semana um deputado trabalha

Veja vantagens e desvantagens em eventual mudança na escala 6X1 de trabalho