Santa Catarina continua mostrando sua vocação para o tênis. Depois de Gustavo Kuerten, o Estado terá novamente um representante no esporte a nível internacional, só que desta vez na arbitragem. O manezinho Rodrigo Martendal Bússolo viaja no dia 3 de agosto para os Jogos Rio 2016.
Continua depois da publicidade
Brasil conhece ordem dos jogos contra o Equador na Copa Davis
O catarinense ficará de frente com grandes nomes como Roger Federer, Novak Djokovic, Rafael Nadal e Andy Murray. Se apitar no feminino, também as jogadoras Serena Williams e Ana Ivanovic, entre outras. Ele será árbitro de linha, aqueles que ficam atrás da quadra, mais suscetíveis a levarem boladas a mais de 200 km/h e subordinados ao árbitro de cadeira.
Com três brasileiras, WTA divulga lista do qualifying do Brasil Tennis Cup
Continua depois da publicidade

Bússolo é profissional de educação física. Está com 30 anos e experiência apitando tênis. Mas na verdade, ele começou como jogador de futebol. Dos 14 aos 16 anos, foi atleta do Figueirense. Depois foi para o tênis, onde é árbitro de linha desde 2013. Já trabalhou em competições grandes, como o WTA, em Florianópolis, e na Copa Davis.
– É um ambiente muito gostoso de trabalhar. Os tenistas respeitam muito mais o árbitro que nos demais esportes. Em 2013, um amigo sugeriu que eu me inscrevesse num curso de qualificação de árbitro nacional. Quem fizesse esse curso estaria apto a concorrer às vagas para as Olimpíadas. Mas eu não achava que iria ser chamado, estava terminando a faculdade, cheguei a recusar competições, inclusive – lembra.
Assim como a maioria dos atletas e árbitros de esportes que não são futebol, Bússolo precisa de outra atividade para viver. É pós-graduado em Gestão do Esporte pela Unisul e personal trainer. Para viajar, precisou encontrar uma professora substituta. No Rio, receberá ajuda de custo, uniformes, passagens, hotel e alimentação.
Continua depois da publicidade
– Estou desejando que seja um grande espetáculo e espero que dê tudo certo. Apesar da crise que está no país, acredito que o esporte vai proporcionar um evento muito bonito – espera o manezinho.
Busca do Ouro inédito
O sorteio das chaves dos torneios de tênis dos Jogos Olímpicos do Rio será realizado dia 4 de agosto. Para buscar a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis, o País terá um número recorde de sete atletas, entre simples e duplas: Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva, Teliana Pereira, Bruno Soares, Marcelo Melo, André Sá e Paula Gonçalves.