O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela encontra-se bem e respira sem dificuldade depois de receber tratamento médico por uma pneumonia, afirmou neste sábado a presidência sul-africana, no terceiro dia de hospitalização do herói da luta contra o apartheid.
Continua depois da publicidade
Mandela, de 94 anos, foi submetido a uma drenagem pleural que permitiu “que agora seja capaz de respirar sem dificuldade”, disse a presidência. “Continua respondendo ao tratamento e encontra-se bem”, acrescentou.
Na quinta-feira, o porta-voz da presidência afirmou que Mandela reagia bem ao tratamento médico. Seu neto, Mandla Mandela, e sua ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela, também declararam na sexta-feira que Mandela estava bem e realizava exames médicos.
Nelson Mandela já esteve hospitalizado em janeiro de 2011 e em dezembro de 2012 por infecções respiratórias, provavelmente relacionadas com as sequelas de uma tuberculose contraída na ilha prisão de Robben Island, onde passou 18 de seus 27 anos de detenção por lutar contra o regime de segregação racial do apartheid. Foi libertado em 1990 e quatro anos depois se converteu no primeiro presidente negro da África do Sul.
Continua depois da publicidade