O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou em entrevista no sábado (13) que mandou investigar a teoria da civilização secreta de Ratanabá após ver vídeos nas redes sociais. A teoria afirma que há uma cidade perdida, localizada na Amazônia Brasileira, entre os estados do Pará e Amazonas, de 450 milhões de anos. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Ao ser questionado por Rica Perrone no programa Cara A Tapa, no YouTube, se o presidente acreditava na teoria de Ratanabá, ele afirmou que “aquele videozinho é uma coisa absurda. Nós fomos atrás, (…) mandei investigar e não achou nada”.

​​​Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

O vídeo citado por Bolsonaro circulou nas redes sociais em junho de 2022, revelando a civilização secreta de Ratanabá, no coração da Amazônia. Apesar da grande quantidade de postagens feitas sobre o assunto, não há nenhum indício científico de que essa história seja verdadeira.

Continua depois da publicidade

Em junho deste ano, o Mundo Conectado, parceiro do NSC Total, detalhou a teoria infundada de Ratanabá. Segundo o site, a origem dessa teoria está em um conteúdo veiculado pela Dakila Ecossistema, organização que ficou conhecido no Brasil após o caso do ET Bilú, em 2010. Além de os fatos não terem nenhuma comprovação científica, o Mundo Conectado ressalta que as datas apresentadas também são improváveis.