A Polícia Federal cumpre mandados em Santa Catarina nesta sexta-feira (27) na terceira fase da Operação Lesa Pátria — que investiga os envolvidos nos atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro. Entre os presos está a catarinense Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, 67 anos, a “Fátima de Tubarão”. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Maria de Fátima, que é natural de Tubarão, no Sul catarinense, foi filmada participando dos atos golpistas e disse “estar quebrando tudo”. O Diário Catarinense tenta contato com a defesa dela. Ela foi alvo do mandado de prisão preventiva e busca e apreensão.
O material inicial divulgado pela PF diz que no país são 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão. Além de Santa Catarina, as ações ocorrem em quatro estados e no Distrito Federal (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo). Até as 10h30min, cinco pessoas foram presas.
Os ataques promovidos por bolsonaristas radicais depredaram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Os fatos investigados, segundo a PF, constituem os crimes de:
- ebulição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado; associação criminosa;
- incitação ao crime e destruição;
- deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Veja quem são os catarinenses envolvidos nos atos golpistas
*Com John Pacheco
Leia também
Quem são os catarinenses envolvidos nos atos golpistas em Brasília
Ônibus que estava nos atos golpistas em Brasília é apreendido na BR-116 em SC