Uma mancha que se estende por toda a largura do rio Itapocuzinho está afetando o tratamento de água em Guaramirim nesta quinta-feira. Segundo o diretor da Águas de Guaramirim, Osni Denker, uma primeira mancha na água surgiu no fim da tarde da quarta-feira, por volta de 17h30 e levou 2 horas e meia para sair da área de captação de água. Por uma hora e meia foi necessário para a captação e o tratamento.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta quinta-feira, uma nova mancha apareceu e gera preocupação. A Estação de Tratamento de Água já está com a captação reduzida e a necessidade de cessar completamente o tratamento está sendo avaliada.
Segundo Osni, a mancha verde parece ser de tinta, porém a confirmação só virá após o resultado de um exame laboratorial, que deve levar 15 dias. A água contaminada causa problemas na estação de tratamento, prejudicando a limpeza e pureza do recurso. Além disso, a areia dos filtros acaba estragada ao entrar em contato com o produto químico.
A origem da poluição no rio ainda não foi identificada. Osni conta que a Fundação do Meio Ambiente da cidade entra em contato com a Polícia Ambiental, de Joinville, que é responsável pela investigação. Esta seria a oitava vez, apenas neste ano, em que manchas no rio prejudicam a captação e tratamento de água. Como o ponto de captação fica na divisa dos municípios de Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul, há mais dificuldade para investigar a origem da poluição.
>> Leia mais notícias sobre Guaramirim e região. Continua depois da publicidade