Uma mancha marrom no rio Itajaí-Açu chamou a atenção de quem passou pelo Centro de Blumenau na tarde desta segunda-feira. Uma espécie de espuma foi vista na margem esquerda, perto do castelinho da Havan.

Continua depois da publicidade

Segundo o conselheiro da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), Renato Jünge, é possível que a espuma tenha se formado a partir de dejetos de uma saída de esgoto residencial localizada na região.

– Para sair uma mancha desta cor no rio deve ser algo grave. É difícil dizer, mas como nesta área central não há atividade industrial, só pode ser parte do esgoto doméstico – explica Jünge.

O especialista alerta que primeiro é preciso se certificar de onde vem o problema, que poderia ter sido causado, segundo ele, pela manutenção na fossa de algum prédio próximo ou por impactos de obras da região central na canalização de esgoto.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da Faema, Fernando Leite, o órgão está apurando a origem da mancha e qual foi o dejeto despejado no rio. A principal suspeita até o momento é que a causa tenha sido a manutenção em uma estação de tratamento de efluentes na Ponta Aguda.

– Precisamos apurar melhor para descobrir a origem e então avaliar o dano. Se for identificado o causador, certamente será emitida uma multa – afirmou.