O serviço de mamografia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) obteve o selo de qualidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A certificação foi emitida após sete meses de avaliação e acompanhamento.
Continua depois da publicidade
Com isso, a Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago é a única instituição 100% SUS de Santa Catarina a obter este selo de qualidade.
A certificação significa que a unidade está oferecendo à população exames de imagem com alto nível de qualidade e segurança dentro dos padrões técnicos exigidos pelo Inca e por demais órgãos de saúde na área. O selo é oferecido dentro do Programa de Qualidade em Mamografia desenvolvido pelo Inca, em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). No processo, são avaliados itens como a qualidade da imagem, o laudo, o diagnóstico e a dose de radiação empregada.

A chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Isabel Lohn da Silveira, afirma que um dos fatores que contribuiu para esta certificação foi a ativação, em junho de 2019, do novo mamógrafo digital da unidade. Este equipamento realiza três tipos de exames (mamografia, magnificação e biópsia) e permitiu aumentar o atendimento da unidade em 2,7 vezes, passando de 85 para 234 exames por mês. Hoje, a unidade atende tanto pacientes encaminhados pelo Estado quanto pelo município.
Ouça a entrevista de Isabel Lohn do Direto da Redação desta terça-feira (19):
Continua depois da publicidade