De 1º a 7 de agosto acontece a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2018, que tem como tema Aleitamento materno: a base da vida. Uma série de ações será realizada pelo Estado. Em Florianópolis, o principal evento será A Hora do Mamaço, que acontecerá neste sábado, 4 de agosto, no Parque de Coqueiros, às 10h.

Continua depois da publicidade

A proposta é estimular a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças, da família e da sociedade em geral. As mães devem se reunir no parque das 9h às 12h, onde terão a oportunidade de receber orientações sobre saúde e amamentação, além do espaço de lazer com jogos, literatura e brincadeiras. Também haverá mamaço em Biguaçu, na sexta, e em Tijucas, no sábado.

Amamentar dói? O que a mãe come influencia no leite? Veja mitos e verdades sobre amamentação

AGENDE-SE

Continua depois da publicidade

3/8, às 13h30min: Mamaço no Hospital Regional de Biguaçu

4/8, das 9h às 12h: Mamaço no Parque de Coqueiros (às 10h), com atividades de promoção à saúde, brincadeiras, roda de conversa

4/8/2018, das 9h às 12h: Mamaço no Casarão Galotti em Tijucas

5/8, às 8h: I Pedalamamenta da Maternidade Carmela Dutra no Trapiche da Beira-Mar Norte

6/8, às 13h30min: Mesa-redonda no Sesc Prainha sobre manejo clínico frente às dificuldades da amamentação

PORQUE AMAMENTAR:

Porque o leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além disso, a amamentação favorece um contato mais íntimo entre mãe e filho. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos e a desenvolver a fala.

Continua depois da publicidade

BENEFÍCIOS PARA O BEBÊ:

O leite materno também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

BENEFÍCIOS PARA A MÃE:

Reduz o peso mais rapidamente após o parto. Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o nascimento. Reduz o risco de diabetes e de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

COMO AMAMENTAR:

A melhor posição é aquela em que a mãe e o bebê sintam-se confortáveis. Deve ser prazeroso tanto para a mãe como para o bebê, que deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca. Quando o bebê pega bem o peito, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola (parte escura em volta do mamilo) na parte de cima da boca do que na de baixo. Caso haja dificuldade na amamentação, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde e/ou unidade de saúde do SUS.

Continua depois da publicidade

NÚMERO E DURAÇÃO DAS MAMADAS:

Recomenda-se que a criança seja amamentada na hora e quantas vezes quiser. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia. No início o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor a primeira mama oferecida. Por isso, é bom que a mãe comece cada mamada pelo peito em que o bebê mamou por último na mamada anterior. Assim tem a oportunidade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante.

Confira as notícias da Grande Florianópolis