Cinco agentes de segurança, um policial e um funcionário civil que trabalhavam na missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) em Timbuctu foram mortos nesta segunda-feira em um ataque que feriu capacetes azuis, enquanto seis agressores acabaram “neutralizados”, informou um porta-voz da ONU.

Continua depois da publicidade

“Homens armados não identificados” atacaram o QG da Minusma em Timbuctu após o meio-dia, confirmou um porta-voz da ONU em Nova York.

Segundo “informações preliminares”, cinco agentes de segurança, todos malinenses, um policial local e um guarda contratado pela Minusma foram mortos no ataque.

O ataque feriu ainda um agente de segurança malinense e seis capacetes azuis, sendo dois gravemente.

Continua depois da publicidade

“Seis agressores foram mortos na resposta da Minusma ao ataque”, precisou o porta-voz da ONU.

Logo após o ataque, a Minusma mobilizou uma força de reação rápida destinada a “proteger o Quartel-General da Missão e helicópteros de ataque para repelir eventuais agressores”.

Um responsável do governo de Timbuctu declarou que os “terroristas” estavam armados com granadas e fuzis de assalto Kalachnikov.

Continua depois da publicidade

“Chegaram à entrada principal da Minusma em Timbuctu e abriram fogo contra agentes de uma empresa de segurança contratada pela Minusma. Seis agentes e seis terroristas morreram”, revelou um oficial do Mali.

* AFP