Esta não é mais uma história clichê de um mocinho do interior na cidade grande, mas quem sabe é na ironia e na sátira que se pode mostrar o quanto a visão de mundo do estereotipado “tipo caipira” é sofisticada. Em seu primeiro solo de humor, O Homem de Agrolândia, que estreia nesta quinta no bar Trintão, em Coqueiros, Florianópolis, o ator e comediante Malcon Bauer coloca uma lente de aumento na sua persona agrolandense para contar causos de sua terra natal.

Continua depois da publicidade

>> Assista: as histórias cômicas de Malcon Bauer:

Mas atenção, não confunda Agrolândia, de colonização alemã e 9 mil habitantes, com a Groelândia. E nem se dê ao trabalho de rir do nome da vizinha, Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, onde Malcon nasceu há 33 anos porque não tinha hospital em sua cidade.

Acostumado a ter de explicar para os amigos de onde veio e as razões do seu simpático sotaque “alemón”, que puxa os “eres” em palavras como “rroça” e caroça”, ele resolveu unir teatro com performance e stand-up para compartilhar suas histórias bem particulares.

Continua depois da publicidade

Malcon, que sempre teve aptidão para a comédia – embora sua primeira peça, com a Persona Cia de Teatro, tenha sido o drama F.-, veio para a Capital aos 19 anos estudar Artes Cênicas.

– Eu queria fazer Cinema, o pai tinha uma videolocadora, e eu era cinéfilo. Mas descobri que os cursos ensinavam a fazer cinema e não a atuar – conta.

O ator lembra às gargalhadas de ter feito teatro somente na escola e de ter assistido apenas a uma peça sobre higiene bucal. A vocação falou mais alto e a facilidade para fazer rir lhe renderam convite para participar do extinto Teatro de Quinta, que estreou em 2004 e foi um marco na cena cômica de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– Em 2008, com a turma do Teatro de Quinta, começamos a fazer stand-up de cara limpa, que estava em voga. Foi quando comecei a falar sobre minha experiência como agrolandense – diz.

Toda cidade tem um bar

O Homem de Agrolândia foi contemplado com o edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Tem direção de Renato Turnes, que já dirigiu Malcon Bauer no curta O Homem Dublado e dividiu o palco com ele em espetáculos como As Felicianas, da Cia La Vaca. O local escolhido para a estreia é o tradicional Trintão, bar e restaurante dançante de Coqueiros, região continental da Capital.

– Fiz questão de estrear dessa forma o que, claro, é mais arriscado. A lógica é a de que nem toda cidade tem teatro, mas todas têm bar.

Continua depois da publicidade

Em Agrolândia, a peça será apresentada em março, depois de duas curtas temporadas em Florianópolis.

Segundo o diretor Renato Turnes, a proposta da comédia é não lançar um olhar superior sobre as outras pessoas.

– É uma ironia autodepreciativa. A gente discute a questão do humor, e o objeto da graça é o próprio humorista.

:: Agende-se

O quê: espetáculo O Homem de Agrolândia

Quando: de 13 a 15, às 20h, no Trintão Bar e Restaurante Dançante (Av. Eng. Max de Souza, 1.369, Coqueiros, Florianópolis). De 21 a 23, às 20h, no Teatro da Ubro (escadaria da Rua Pedro Soares, Centro, Florianópolis)

Continua depois da publicidade

Quanto: gratuito. No teatro, os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria

Informações: (48) 3348-3772 e (48) 3222-0529