As grandes marcas de cosméticos têm investido em pesquisas que possibilitem prolongar a duração da maquiagem na pele. Já está disponível no mercado, por exemplo, um rímel que promete manter os cílios longos e pintados por três dias e uma base que permanece na pele por 25 horas, inclusive durante uma boa noite de sono.

Continua depois da publicidade

Este progresso no mundo da beleza é recebido com alegria pelas consumidoras, que nem sempre se importam com os preços um pouco mais elevados em troca de uma vida mais longa ao make. A diminuição do tempo gasto em frente ao espelho é outro ganho que compensa.

Adora maquiagem? Leia mais:

:: Donna testa as melhores máscaras de cílios

:: Sem derreter: cinco dicas para a make sobreviver ao calorão

Continua depois da publicidade

:: Vai viajar? Veja nosso kit de sobrevivência

:: Como conservar e prolongar a vida útil dos produtinhos

Mas será que make tanto tempo no rosto não causa problemas para a pele? Todo esse cuidado externo tem resultados lindos, mas é preciso lembrar que, atrás das camadas de maquiagem, há uma pele que precisa respirar e ser hidratada.

Donna conversou com a dermatologista Márcia Donadussi para saber mais sobre os riscos de manter produtos na pele por tanto tempo. Confira:

Permancecer com maquiagens na pele durante muito tempo é ruim? Por quê?

Manter a pele maquiada durante um período muito longo acaba obstruindo os poros e impossibilitando a saída da oleosidade natural dela. O acúmulo de oleosidade, junto com as células mortas que ficam retidas, pode causar comedões, conhecidos como cravos. Para serem eficazes, estes produtos de longa duração contêm fixadores ainda mais fortes, que exigem uma retirada mais cuidadosa e profunda.

Maquiagem no calor, pode?

Durante o verão é indicado que não se aplique maquiagem todos os dias, pois a pele precisa respirar mais e eliminar a oleosidade produzida. Para que ela mantenha-se sempre saudável, é importante lavá-la pelo menos duas vezes ao dia com produtos adequados ao seu tipo de pele. Nos dias muito quentes, em que transpiramos mais, os poros da precisam estar livres e qualquer produto cosmético obstruiria essa troca.

Continua depois da publicidade

Dormir com maquiagem também faz mal?

Sempre antes de dormir a maquiagem deve ser retirada totalmente. Durante a noite a pele precisa estar limpa e fresca para que os poros possam eliminar as sujeirinhas que, se retidas, podem dar início à espinhas.

Qual a melhor forma de limpar e hidratar a pele após o uso de maquiagem?

Para remover o make, os produtos mais aconselháveis e eficazes são os demaquilantes. Por conterem certa oleosidade, eles conseguem dissolver a maquiagem e retirá-la de forma mais fácil. Após utilizá-lo, é importante lavar o rosto com um sabonete apropriado. Somente na lavagem, a oleosidade do primeiro produto será retirada. E por fim, o teste da toalha branca diz se você precisa ou não repetir os passos para a limpeza ser completa.