Carolina De Toni (PL) comemorou a eleição que a colocou na posição de deputada federal mais votada de Santa Catarina cercada por apoiadores na sede de sua campanha em Chapecó, no Oeste do Estado. Uniformizados com uma camiseta com rosto da candidata, o grupo que a acompanhava alternava gritos de “Carol” e aplausos. A festa foi registrada em um vídeo postado por ela aos seus 604 mil seguidores no Instagram. O número é importante para a candidata, que atribui, entre outros fatores, a vitória neste ano ao seu trabalho nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Além do Instagram, a deputada também tem contas no YouTube, Facebook, Twitter e um canal no Telegram. Ativa em todas elas, De Toni ressaltou em entrevista ao CBN HUB, da CBN Floripa, nesta segunda-feira (3), que a estratégia deu resultado e neste fim de semana ela chegou ao patamar de 600 mil seguidores.
— Tivemos um trabalho muito forte na rede social de apoio aos ideais, princípios e valores que nós acreditamos e que foi também corroborado pelos catarinense. Na minha rede social, por exemplo, a gente bateu neste final de semana 600 mil seguidores no Instagram, 300 mil no Facebook. São pessoas que sintonizam com as ideias e apoiam a nossa atuação — comentou a deputada reeleita.
Continua depois da publicidade
A força de Carolina nas redes sociais pode ser mensurada pela rapidez em que as postagens são curtidas e compartilhadas. Uma publicação de agradecimento pela vitória feita no Twitter foi curtida por 1,9 mil em menos de 30 minutos.
Apoiadora de Jair Bolsonaro, ela costuma postar vídeos em defesa do presidente ou ataques a adversários do atual chefe do Executivo. Ambos têm engajamento de seu público.
Em um vídeo publicado há uma semana no Instagram, Caroline defendeu que a eleição deste ano define se o Brasil é ou não um país ”livre, democrático e vocacionado à prosperidade”. Composto por inúmeros cortes de imagens da história recente brasileira, o vídeo de um minuto foi elogiado em peso pelos apoiadores. ”Uauuu Carol! Que vídeo!”, escreveu uma delas. ”Minha candidata”, declarou outro eleitor.
Contudo, a campanha não ficou só nos meios virtuais. A deputada mapeou 150 municípios e em cada um deles firmou alianças com lideranças locais. O objetivo foi o de dobrar os votos da eleição anterior, quando ela foi eleita pela primeira vez.
Continua depois da publicidade
— Nós fizemos um trabalho muito forte em dois âmbitos. Na base, em Santa Catarina, nós percorremos mais de 150 municípios e conseguimos firmar lideranças entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças da sociedade civil também que seguiram conosco desde o início fortalecendo a nossa base. Tinha muito município que a gente tinha a expectativa de realmente dobrar a votação — disse.
A deputada recebeu 227.632 votos, representando 5,72% do eleitorado. Na votação deste domingo (2), ela fez mais do que o dobro dos votos obtidos em 2018.
Com a eleição de De Toni, o PL vai ocupar cinco das 16 cadeiras do Estado em Brasília.
Para a continuidade do mandado, ela disse que vai “lutar por mais infraestrutura nas rodovias” e trabalhar para o agronegócio.
— Cuidar do nosso agronegócio é uma questão de soberania alimentar do Brasil — disse.
Caroline é natural de Chapecó. Ela é formada em Direito e mestre em Direito Público.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Leia tambem
Quem foram os candidatos a deputado mais votados em Florianópolis
Continua depois da publicidade