Uma novela que parece longe de ter o capítulo do “e todos viveram felizes para sempre”. É assim que os moradores dos dois quilômetros da Rua Erich Belz, no Bairro Itoupava Central, definem a construção da nova ponte sobre o Ribeirão Itoupava. Quer dizer, a falta de obra. Há tempo nenhum operário aparece por lá para continuar os trabalhos iniciados em setembro do ano passado. E além de ter que ver a rua feia, a comunidade precisa ter paciência. Os moradores só podem passar a pé de um lado a outro da via, por uma pinguela feita em madeira. Passar de carro, nem pensar.

Continua depois da publicidade

– É uma vergonha. Tinha uma ponte de madeira que estava boa, haviam até trocado as madeiras antes de resolverem substituir por uma de concreto. Se era pra ficar inacabada, deviam ter deixado como estava – desabafa a costureira Iraci Formigari.

Ela conta que quando há aulas, o transporte escolar entra pela rua a partir da Doutor Pedro Zimmermann e deixa os estudantes na obra. Os pais das crianças que moram do outro lado precisam ir até lá buscá-las, faça chuva, sol, frio ou calor.

E agora?

O secretário de Obras de Blumenau, Paulo França, informou que a empresa responsável pela obra, a Construvias, será novamente notificada por não ter cumprido os prazos acordados. A previsão era que a ponte de concreto, com 15 metros de extensão e 12 metros de largura, estivesse pronta depois de 100 dias trabalhados.

Continua depois da publicidade

A obra foi licitada em 2012 e o Executivo garante que o dinheiro para ela está garantido e que tudo o que era responsabilidade da prefeitura foi feito. A última alternativa é rescindir o contrato com a empresa, mas isso implica em ter de fazer uma nova licitação, o que é demorado. A Construvias, por meio de assessoria de imprensa, confirmou que a obra está paralisada mas que deve ser retomada em 10 dias. A empresa, porém, não explicou o motivo de ter interrompido o trabalho.