As equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) se deslocam, desde o fim da manhã deste domingo (31), a outra região que registrou novo foco de incêndio em Joinville. Desta vez, a ocorrência é no Morro do Tromba, região que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) na Serra Dona Francisca.

Continua depois da publicidade

Segundo o GRM, ainda não há detalhes sobre o incêndio, que começou por volta das 11h30. Não há como saber, até o início da tarde deste domingo, se há pessoas no cume da montanha. No entanto, algumas pessoas teriam acampado na região e voltado antes do início das chamas. Ainda segundo o GRM, há a possibilidade das equipes encontrem mais pessoas na região ao longo do percurso.

Em razão do deslocamento e dos equipamentos utilizados pelas equipes, a previsão de chegada ao local do incêndio é às 15 horas. Neste momento, um fiscal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) está no Morro do Tromba para prestar orientações.

Equipes de combate orientam pessoas que costumam ter acesso ao local

Conforme o GRM e CBVJ, para quem costuma ir fazer trilhas, o ideal é não fazer fogueiras, ter cuidado com isqueiros, fogareiros e qualquer utensílio ou ferramenta que possa iniciar um incêndio, incluindo bitucas de cigarro. Por conta da estiagem registrada em todo o estado, pequenos focos de incêndio podem se alastrar com mais facilidade e devastar grandes áreas de mata.

Para quem pensa em fazer alguma atividade nas regiões atingidas, a recomendação é não ir. O Morro Pelado e o Castelo dos Bugres estão interditados pela Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Segundo foco em dois dias

Na última sexta-feira (29) um incêndio foi registrado no Morro do Pelado e pôde ser visto pelos moradores da região urbana de Joinville no fim da tarde. Segundo informações da Defesa Civil de Joinville, equipes sobrevoaram o local de helicóptero na manhã de sábado. Em seguida, o Corpo de Bombeiros e o Grupo de Resgate e Montanha (GRM) iniciaram o combate às chamas por terra.

As equipes conseguiram extinguir o incêndio no Morro Pelado depois de 12 horas de combate. A estimativa é de que fogo tenha afetado uma extensão de 800 metros quadrados.

Leia as últimas notícias da região Norte de SC.