Mais despertos…
Pesquisadores na Universidade John Hopkins encontraram agora um novo uso para a cafeína: potenciador de memória. O professor de psicologia e ciências do cérebro Michel Yassa e sua equipe descobriram que a cafeína tem efeito positivo nas memórias de longo prazo. A pesquisa, publicada pelo jornal Nature Neuroscience, mostra que a cafeína aumenta certas memórias pelo menos até 24 horas após ser consumida.
Continua depois da publicidade
…mais espertos
O estudo dividiu os participantes que não comiam ou bebiam regularmente produtos cafeinados, em um grupo que ingeriu uma cápsula contendo 200 mg de cafeina e outro que recebeu uma cápsula idêntica, mas sem cafeína. Este tratamento foi dado 5 minutos após os participantes examinarem uma série de imagens. No dia seguinte, foram testados na habilidade de reconhecer as imagens – algumas eram iguais às do dia anterior, algumas eram novas e outras eram parecidas. No grupo cafeinado, as pegadinhas das imagens similares foram mais percebidas do que no grupo sem cafeína. A capacidade de fazer a separação de padrões reflete um nível mais profundo de retenção de memória, dizem os cientistas.
Continua depois da publicidade
* A solução é mais café? – Noventa por cento das pessoas no mundo consomem cafeína. Nos Estados Unidos estão os maiores consumidores, com 200 miligramas em média por pessoa/dia – o equivalente a uma xícara de café expresso. Em seguida vem o Brasil, com cerca de 120 mg/dia. Será por isso que dizem que brasileiro tem memória curta para os políticos?