“ O turismo é um elemento importante da vida social e econômica da comunidade. Considerado uma das atividades mais expressivas na economia mundial, é o maior prestador de serviços no mundo e um grande gerador de empregos, renda e divisas.
Continua depois da publicidade
Para ser ter uma ideia, em 2013, o setor turístico movimentou 600 mil empregos diretos em Santa Catarina e totalizou 12,5% do PIB do Estado graças às belezas naturais e ao crescente turismo de eventos. Mas o turista não busca apenas sol, belas praias e paisagens exuberantes, ele investe seu dinheiro em momentos de lazer com a família e amigos, e isso envolve infraestrutura e qualidade de serviços.
É chegada a hora de vivermos mais uma temporada, e a expectativa é superar o verão passado em números e qualidade. Principalmente na rede hoteleira, que na última temporada apresentou uma leve queda no fluxo de turistas no litoral catarinense. O motivo ainda são os acessos ao Estado, seja por meio aéreo, rodoviário ou náutico.
A boa notícia é que os números de reservas efetuadas para os próximos meses mostram que a temporada será positiva. Segundo pesquisa realizada com nossos associados em Florianópolis, a expectativa para o Réveillon é de lotação máxima, sendo que 60% das acomodações na Ilha já estão reservadas. Para o Natal, o número baixa para 46% de reservas, mas os hoteleiros acreditam que chegue a 75%. O mesmo ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, exceto no Carnaval, que ainda não há muitas reservas, mas a expectativa é que a taxa ocupacional chegue a 90%.
Os empresários da hotelaria estão investindo em novos empreendimentos e em qualificação dos recursos humanos e confiam na conclusão das obras que são de responsabilidade do poder público para garantir um melhor atendimento aos turistas. E a parceria entre governo e trade turístico é muito importante para elaborar políticas públicas para desenvolvimento e crescimento sustentável do turismo de Santa Catarina. “
Continua depois da publicidade