O 25º dia de disputa da Transat Jacques Vabre, regata transatlântica de quase 10 mil quilômetros, teve uma manhã bastante agitada nesta segunda-feira. Com diferença de duas horas, três barcos da Classe 40 cruzam a linha de chegada nos molhes de Itajaí: Solidaires En Peloton (Victorien Erussard / Thibaut Vauchel-Camus), BET1128 (Gaetano Mura / Sam Manuard) e Fantastica (Stefano Raspadori / Pietro D’Ali) completaram o percurso de Le Havre até Santa Catarina entre 9h16min e 10h58min.
Continua depois da publicidade
O Solidaires En Peloton, dos franceses Victorien Erussard e Thibaut Vauchel-Camus, foi o 11º time a terminar a prova e primeiro entre o trio. Às 9h16min, os velejadores encerravam uma prova de recuperação. O barco fez uma regata de recuperação após uma parada técnica em Cascais, Portugal, e a dupla foi obrigada a acelerar. Na Linha do Equador, o Solidaires En Peloton era o 17º e em Recife (PE), o 14º. Nos quilômetros finais ganharam três posições.
O Bet1128, comandado pelo italiano Gaetano Mura e pelo francês Sam Manuard, cruzou a linha menos de 30 minutos após o Solidaires En Peloton.
O Fantastica, barco liderado pelos italianos Stefano Raspadori e Pietro D’Ali, apareceu em Itajaí às 10h58min. Os próximos a chegar em Itajaí a partir da tarde de segunda-feira são Caterham Challenge (Mike Gascoyne /Brian Thompson), Proximedia (Denis Van Weynbergh /Jean-Edouard Criquioche) e Matouba (Bertrand Guillonneau / Sébastien Audigane). Faltam 10 veleiros ao todo.
Continua depois da publicidade
O Aventura pelos Mares do Mundo, evento do qual a regata Jacques Vabre faz parte, terminou neste domingo em Itajaí.