Henrique Guimarães (meio-leve), Flávio Canto (meio-médio) e Mário Sabino (meio-pesado) carimbaram seus passaportes para a Olimpíada de Atenas depois da disputa da terceira seletiva olímpica de judô, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

O ligeiro Alexandre Lee também garantiu presença na equipe olímpica no domingo, dia 4, mas sua categoria ainda não está classificada e o judoca terá que buscar o índice no Campeonato Pan-Americano, no final de abril.

O duelo no meio-médio entre o carioca Flávio Canto e o paulista Tiago Camilo era o mais esperado. Empatados em 1 a 1 nas duas seletivas anteriores, os judocas empataram as duas primeiras lutas entre os dois no domingo, e o combate só foi definido a dois segundos do final da terceira luta, quando os juízes deram uma punição a Tiago e Flávio venceu por wazari. Ele agora vai disputar sua terceira Olimpíada.

Já Mário Sabino, que passou a semana inteira com febre alta, venceu Luciano Corrêa duas vezes no domingo, desempatando o confronto nas seletivas. O judoca conquistou a medalha de bronze no Mundial de 2003 e o ouro no Pan-Americano de Santo Domingo.

Henrique Guimarães, medalha de bronze em Atlanta/1996, que havia derrotado Leandro Cunha na etapa anterior da seletiva, venceu sua primeira luta do dia, mas o jovem Leandro empatou o segundo combate ganhando por ippon a 37 segundos do fim. No duelo decisivo, a 1 minuto e 32 segundos do fim, Henrique garantiu seu lugar em Atenas finalizando o combate.

Continua depois da publicidade

Além dos três judocas que se classificaram neste domingo, Daniele Zangrando (leve), Vânia Ishii (meio-médio), Carlos Honorato (médio), Edinanci Silva (meio-pesado) e Daniel Hernandes (pesado) já haviam garantido presença nas Olimpíadas.

As informações são da agência Reuters.