A Defesa Civil interditou mais três casas em uma rua com risco de desabamento em São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina. As famílias que moravam em outras duas residências já haviam deixado o local após a via ceder mais de um metro nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A interdição das casas localizadas na rua Jaraguá do Sul, no bairro 25 de Julho, aconteceu na última segunda-feira (27). Com isso, os moradores têm até a sexta-feira (1º) para deixar a área e terão ajuda da prefeitura nas mudanças.

Uma das casas já estava vazia, enquanto dois moradores de outra residência se recusaram a assinar o documento e também se negaram a ir para o abrigo da prefeitura, de acordo com o município. Mesmo assim, como houve assinatura de testemunhas, os imóveis passaram a ser considerados interditados.

Os moradores que deixam a área podem buscar a Secretaria da Assistência Social para análise dos critérios de enquadramento no programa aluguel social. A família da primeira casa interditada já recebe o benefício, que é válido por seis meses.

Continua depois da publicidade

Casas podem ficar isoladas

Segundo o diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec, existem outras casas na parte debaixo da rua que não serão interditadas neste momento. Em caso de desmoronamento da encosta, os imóveis ficarão isolados por não haver outro acesso e ainda permanecerão sem energia elétrica, além de não poder ter o fornecimento restabelecido porque o local é uma Área de Preservação Permanente.

— Já foi realizada uma vistoria no local, juntamente com engenheiros da Secretaria de Planejamento, para tentar criar um novo acesso a algumas das casas que podem ficar isoladas em caso de desmoronamento da encosta. Porém, isso não será possível por questões topográficas — explicou Kravec.

O laudo da área ainda aponta que outras casas podem ser afetadas em caso de desmoronamento. Estes imóveis estão localizados na parte de cima de onde surgiram as rachaduras e, segundo Kravec, por enquanto o risco afeta somente a parte dos fundos dos terrenos destas residências. Por isso, elas não serão interditadas neste momento.

Leia também:

Pedágios da BR-101 Norte em SC passam a aceitar pagamento por celular

Trabalhadores da Celesc paralisam atividades em SC e reivindicam plano de saúde

Jaraguá do Sul é a melhor cidade de médio porte do Brasil, diz pesquisa