Confirmando as previsões, as ondulações começaram a subir na tarde deste sábado, dia 19, em Jeffrey’s Bay, na África do Sul. Com isso, a repescagem do Billabong Pro South Africa recomeçou em Supertubes, mas só deu tempo para realizar nove das 11 baterias restantes da segunda fase.

Continua depois da publicidade

Em boas direitas de 1,5m de altura, o catarinense Neco Padaratz, o fluminense Victor Ribas e o baiano Armando Daltro derrotaram seus adversários e avançaram para se juntar ao paranaense Peterson Rosa e ao catarinense Flávio Teco Padaratz na terceira rodada – os dois últimos já haviam conquistado classificação direta por terem estreado com vitórias na primeira fase.

O niteroiense Guilherme Herdy está escalado na última bateria e ainda não competiu, mas os nordestinos Fábio Gouveia (PB), Paulo Moura (PE) e Danilo Costa (RN) acabaram eliminados da competição, que tem prazo até o dia 25 para ser encerrada.

A primeira vitória brasileira neste sábado foi com o catarinense Neco Padaratz, que não deu chances ao australiano Nathan Webster, vencendo com a segunda maior pontuação do dia: 16,17 a 11,50 pontos. Em sua melhor apresentação, Neco surfou uma longa onda iniciada ainda na seção conhecida por Boneyards, conseguindo levá-la até Supertubes, onde pegou até um tubo para arrancar uma nota 9 dos juizes.

Em seguida, Armando Daltro entrou no mar e derrubou o cabeça-de-chave Nathan Hedge (AUS) por 13,17 a 10,33 pontos. E, na última bateria do dia, Victor Ribas superou outro australiano, Luke Hitchings, por uma pequena diferença: 11,10 a 11,00 pontos.

Continua depois da publicidade