Alguns serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passaram nesta semana a ser atendidos somente mediante agendamento de dia e hora pelo site Meu INSS, que pode ser acessado neste link, ou pelo telefone 135. Antes, era possível fazer o pedido diretamente nas agências.

Continua depois da publicidade

A mudança vale para consulta ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta. De acordo com o INSS, todos eles também estão disponíveis no portal Meu INSS.

Além disso, a consulta ao extrato previdenciário do trabalhador também pode ser feita pelo site Meu INSS ou, se o beneficiário preferir, pode agendar a busca do extrato em uma unidade de atendimento do INSS. Instituições bancárias como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal disponibilizam nas agências a consulta ao extrato previdenciário, também conhecido como extrato CNIS.

Se comparecer à agência do INSS sem ter feito o agendamento, o beneficiário será orientado a voltar em outro momento, após marcar o atendimento. E receberá a senha do Meu INSS para acessar o serviço pela internet. Se tiver dificuldades de acesso à internet, pode realizar o agendamento pelo telefone 135 ou fazer a senha na própria agência.

Como se cadastrar no Meu INSS

Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Continua depois da publicidade

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135. Em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. Confira o passo a passo:

1. Acesso este site e em seguida, clique em “Cadastre-se”.

2. Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe, para gerar um código de acesso provisório.

3. Responda as questões solicitadas para o cadastro.

4. Depois, o segurado deve fazer login com essa senha provisória.

5. Em seguida, aparecerá mensagem para que crie sua própria senha.

Leia também:

PIS/Pasep: veja como consultar se você tem direito ao abono salarial 2017