Santa Catarina confirmou mais oito casos de varíola dos macacos e o total de pacientes que contraíram a doença no Estado chegou a 69. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24), pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), mas não foram detalhadas quais as cidades onde os novos casos foram registrados. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 140 casos da doença foram descartados em Santa Catarina, 245 continuam em investigação, sendo seis casos considerados prováveis da doença. 

A SES informou que não tem dados relacionados ao número de pessoas consideradas curadas da varíola e quantas ainda são considerados como casos ativos da monkeypox. 

SC confirma transmissão local da varíola dos macacos

Continua depois da publicidade

De acordo com a Dive-SC, o período de transmissão da doença termina quando as crostas das lesões desaparecem. Enquanto isso não ocorre, a transmissão entre humanos acontece principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. 

No dia 28 de julho, a transmissão local da varíola dos macacos foi confirmada em Santa Catarina, ou seja, a origem da infecção não poderia mais ser rastreada no Estado. A primeira notificação da monkeypox em território catarinense foi notificada no dia 27 de março. O paciente não morava no Estado, mas esteve em Florianópolis após uma viagem para a Espanha.

Covid, varíola dos macacos e mais: por que estamos registrando “boom” de doenças?

Saiba mais sobre a varíola dos macacos no vídeo

Leia também 

Advogada repreendida por causa da filha em audiência: ‘Ofendida’

Hang tem conta no Instagram retirada do ar após operação

VÍDEO: “Motivado”, diz motorista após festa surpresa de alunos