O primeiro escritor indígena a ser empossado como imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL), Ailton Krenak, confirmou presença na 20ª edição da Feira do Livro de Joinville. O evento acontece entre os dias 6 e 16 de junho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Krenak vai participar da Solenidade de abertura, no dia 6 de junho, às 19 horas, no Complexo do Centreventos Cau Hansen. Em 2023, o autor já havia participado do evento e, neste ano, aceitou o convite de retornar para conversar com o público com diálogos que provocam reflexões sobre o futuro da humanidade.
Michel Teló faz show gratuito em praia de SC
Veja outros autores confirmados
Continua depois da publicidade
Escritor de renome internacional, nos últimos anos, escreveu livros traduzidos em 19 países, entre eles: “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, ‘Ideias para salvar a humanidade”, “Futuro Ancestral” e “O amanhã não está à venda”.
Também conhecido como Xamã, ambientalista, filósofo e líder indígena, Krenak, em seu discurso de posse na ABL, enfatizou que ele representa vozes de “mais de 300 povos originários”.
Lembrou ainda que a academia é um ambiente de amor às letras, à literatura e, principalmente, à língua portuguesa, formada por um vasto vocabulário de palavras indígenas e africanas. Disse ainda que estava honrado em ocupar, no auge dos seus 71 anos, essa cadeira e poder levar para a Academia mais de 200 línguas nativas do Brasil.
Sua posse na ABL foi um momento histórico, afinal, já são 524 anos da colonização portuguesa no Brasil, e 127 anos de ABL. É um momento que marcou, principalmente, o reconhecimento a uma das vozes mais importantes do pensamento latino-americano, como é reconhecido pelos próprios pares da ABL.
Continua depois da publicidade
Leia também
Fotos históricas mostram “construção” da cidade mais antiga de SC
Fotos antigas revelam como era a gigante têxtil de SC inaugurada no século 19
“Vale cada minuto”: veja fotos de casa veleiro disponível para alugar em praia de SC