Quase mil quilos de alimentos apreendidos e inutilizados. Esse foi o resultado de uma operação de fiscalização sanitária realizada na semana passada em Joinville por equipes da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal.

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A ação foi promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina, com o objetivo de verificar a aplicabilidade da legislação que regula a comercialização dos produtos de origem animal e a adequação dos estabelecimentos ao disposto no Decreto Estadual nº 02 de 08 de janeiro de 2015. Este decreto dispõe sobre os açougues de tipo A e tipo B, bem como a venda de carne temperada e de carne moída.

Foram vistoriados sete estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, resultando na apreensão e inutilização de quase uma tonelada de alimentos, entre carnes, queijos, linguiças, frangos, salsichas e iogurtes. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados pela Vigilância Sanitária.

Os problemas encontrados, segundo o Serviço de Inspeção Veterinária da Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria da Saúde., foram relativos à falta de registro, prazo de validade vencido, falta de procedência e armazenamento incorreto.

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Todos os estabelecimentos vistoriados haviam recebidos orientações sobre a nova legislação pelo Serviço de Inspeção Veterinária do município.

– A fiscalização é diária e os estabelecimentos precisam se adequar às normas estabelecidas no decreto estadual -, reforça Edilaine Pacheco Pasquali, coordenadora do Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental.

Os órgãos envolvidos na fiscalização são: Ministério da Agricultura, Cidasc, 23ª Gerência Regional de Saúde do Estado, Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município e Serviço de Inspeção Veterinária do Município.