O 2º Seminário Regional sobre autismo na Serra catarinense reuniu, nesta quarta-feira (3), em Lages, mais de três mil pessoas. Participaram professores e profissionais da rede estadual e municipal, e de Centros de Atendimento Especializados, tanto das áreas da saúde, educação e assistência social, assim como pais e pessoas com autismo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Com o objetivo principal de discutir temáticas que abordam o autismo na perspectiva da Inclusão Social, ampliando estratégias para uma sociedade inclusiva, o evento trouxe na programação palestrantes de renome internacional. Entre eles, Lucelmo Lacerda de Brito, que tratou do tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Diagnóstico à Intervenção: o Exemplo da Intervenção Mediada por Pares”, e Carlo Schmidt, com a palestra “Parecer do Conselho Nacional da Educação dos Direitos de Estudantes com Autismo”.

6 sinais que podem ajudar no diagnóstico do autismo em crianças

Ainda na programação, a psicóloga Gisele Agostini abordou o Gerenciamento de Comportamentos das Pessoas com Autismo. Já a palestrante Vivian Oliveira trabalhou as principais dimensões para elaboração do Plano Educacional Individualizado, como avaliação das habilidades do aprendiz, desenvolvimentos e habilidades acadêmicas. Para finalizar, o professor Cristian de Oliveira discorreu sobre a prática docente e as possibilidades de materiais e provas adaptadas para a educação especial inclusiva.

Continua depois da publicidade

O Seminário foi organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Uniplac, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), a Associação Amigos dos Autistas (AMA Lages) e a Apae de Lages.

O evento faz parte do “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo têm TEA, sendo dois milhões delas no Brasil. O diagnóstico precoce, o tratamento, o entendimento e respeito das pessoas a respeito deste assunto, são fundamentais para o desenvolvimento das crianças com autismo.

Veja momentos do seminário sobre autismo em Lages

Continua depois da publicidade

Leia também

SC recebe iniciativa pioneira no Brasil para atendimento de pessoas autistas

10 dicas para criar rotinas para crianças autistas

Falta de profissional de apoio impede aluno autista de frequentar a escola em Florianópolis