— É uma grande oportunidade. Tem gente treinando, passeando. Vem para cá — era o que dizia um homem ao gravar um áudio no celular, certamente para enviar a algum amigo.
Continua depois da publicidade
Ele passou rápido, na corrida. Mas basicamente resumiu o que aconteceu na manhã deste domingo na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Das 6h às 9h, a principal avenida da Capital foi fechada no sentido bairro-Centro, no trecho entre o Koxixos e o Trapiche, para prática de esportes.
Mesmo com o tempo ruim (choveu bastante após as 8h), centenas de pessoas compareceram ao primeiro dia do projeto “Via Amiga do Ciclista“. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Florianópolis, Márcio Luiz Alves, mais de mil ciclistas passaram pela Beira-Mar Norte.
A via principal foi reservada justamente à eles. Muitos profissionais aproveitaram o espaço para treinar forte com a bike. A área que então era reservada aos ciclistas na Beira-Mar, foi usada por crianças e jovens para andar de patins e skate. A calçada ficou para a corrida. O trajeto de 3,5 quilômetros foi monitorado pela Guarda Municipal.
Continua depois da publicidade

— Acho que é um começo. Sabemos que a iniciativa pode atrapalhar o trânsito, mas a cidade precisa dar espaço, estimular que as famílias pratiquem mais esporte. Eu espero que o projeto continue _ opinou a administradora Gabriela Galastri, de 39 anos.
Ela levou as duas filhas, Pietra, de 11, e Giovanna, de oito, para andar de patins, enquanto ela e marido pedalavam.
— Assim tem muito mais espaço para as crianças aprenderem a andar de patins, de bicicleta. Fica muito mais espaçoso e seguro para todo mundo — observou.
Continua depois da publicidade

A opinião é compartilhada pelo auditor fiscal, Eduardo Tanaka, 49, que também levou a filha, Isabela, de nove anos, para o passeio.
— Acho que o projeto veio já tarde, poderiam ter feito muito antes. Eu espero até que o horário seja estendido, para pelo menos até o meio-dia, como já acontece em outras cidades do país — contou Tanaka.
Lazer no dia inteiro
Mesmo após a reabertura da Beira-Mar Norte, às 9h, o domingo será todo dedicado ao lazer na região. Os bolsões da via continuam fechados – no trecho entre o Koxixos e o Trapiche. Nos locais, estão sendo realizadas atividades como capoeira, brincadeiras como pula-pula e pintura para crianças, e conta ainda com a presença ainda de food trucks.
Continua depois da publicidade
Por causa da chuva, as apresentações do boi de mamão e a presença de oleiros precisaram ser canceladas.
Na água, rolou até uma corrida de bateras durante a manhã. Pescadores da região da Barra da Lagoa estiveram presentes para unir esporte, cultura e tradição no evento.

Vontade é por ampliação do projeto
Segundo o secretário Márcio Luiz Alves, o primeiro dia do projeto pode ser considerado um sucesso. O retorno, por parte dos ciclistas, contou ele, foi bastante positivo.
Continua depois da publicidade

— Muita gente nos procurou para dizer que o horário precisa ser estendido, que é muito cedo. Mas fizemos uma primeira experiência. Não podemos nos afobar e causar um problema para outros moradores. Estamos avaliando e analisando várias hipóteses — disse o secretário.
Uma delas é a possibilidade de inversão de uma das pistas da Beira-Mar Norte, enquanto a outra é interditada. Para isso, teriam que ser adquiridos novos semáforos, que seriam utilizados somente aos domingos, durante o horário do projeto. Mas isso tem um custo, e ainda está sendo analisado, explicou Márcio.
— Se um novo sistema semafórico for colocado, seria possível ampliar o horário — afirmou.
Após acertar todos os detalhes na Beira-Mar Norte, no futuro, a prefeitura já planeja a possibilidade de levar a “Via Amiga do Ciclista” para o Norte e Sul da Ilha, e também para o Continente. Mas ainda é preciso estudar quais vias tem a possibilidade de receber o projeto, sem interferir drasticamente no trânsito.
Continua depois da publicidade