Levantamento divulgado pelo IBGE nesta terça-feira dá insumos para a interminável discussão entre amantes de animais: afinal, as pessoas gostam mais de cães ou de gatos?
Continua depois da publicidade
Ao menos em Santa Catarina, a resposta é a primeira. Segundo os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) referente a 2013, para cada quatro lares catarinenses que possuem cachorros, apenas uma possui um felino.
São 13,8% das casas de SC com felinos, contra 55,3% com cães. Isso leva a uma estimativa de 1,25 milhões de lares com cachorros e 369 mil com gatos.
É a primeira vez que a PNS contabiliza número de animais domésticos. Segundo o Ministério da Saúde, foram visitados 80 mil domicílios em 1,6 mil cidades do país, durante o segundo semestre de 2013. A intenção é usar os dados para realizar políticas públicas para vacinação dos pets, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Brasil tem mais cachorros que crianças
A proporção desforável aos felinos de SC se repete em todas as regiões do país, com poucas diferenças. Segundo a pesquisa, 44,3% das residências brasileiras possuem cães, enquanto 17,1% tem gatos. No Distrito Federal, por exemplo, são seis casas com cães para cada domicílio com gato.
No total, são 52 milhões de cachorros e 22 milhões de gatos no país – ou seja, o Brasil possui mais animais domésticos que crianças. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), eram cerca de 50 milhões de crianças entre 1 e 14 anos no ano de 2013.
A região mais apegada a cães é o Sul (58,6%); já a gatos, é o Nordeste (23,6%). O Paraná se destaca como o maior percentual de cachorros (60,1%), enquanto o Piauí tem o maior índice de casas com gatos (30,9%).
Continua depois da publicidade