Mais de cinco mil pessoas haviam procurado a Defesa Civil de Lages, na Serra Catarinense, das 16h às 23h desta segunda-feira em busca de lonas para cobrir as casas atingidas pela forte chuva de granizo que deixou a cidade de 160 mil habitantes em estado de calamidade pública.
Continua depois da publicidade
A distribuição seguirá ininterruptamente na sede do órgão, localizada no terminal rodoviário, no bairro Universitário. Servidores de todas as secretarias da prefeitura, militares do Exército e voluntários trabalham para cadastrar os necessitados e atendê-los o mais rápido possível.
Veja o vídeo da distribuição de lonas >>>
Até o fim da noite, diz o coordenador da Defesa Civil em Lages, Adilson Panek, já haviam sido distribuídos mais de 200 rolos com 800 metros cada, num total de 160 quilômetros de lona.
– E mesmo assim, tudo o que já foi distribuído não vai chegar a 50% da demanda -, lamenta Panek.
Continua depois da publicidade
Logo após a chuva que destruiu 60% da cidade e afetou 100 mil pessoas, muitas delas correram para a Defesa Civil, mas como a lona acabou em poucos minutos, algumas tentaram invadir a sede do órgão. A Polícia Militar foi acionada para controlar o princípio de confusão e permanecerá na rodoviária até o encerramento dos trabalhos.
Nesta terça-feira, às 7h30min, o prefeito Elizeu Mattos e o governador Raimundo Colombo terão uma reunião para definir estratégias conjuntas entre o município e o Estado a fim de reiniciar a reconstrução de Lages.