Dezenas de pessoas de várias partes do Brasil esperaram por uma vaga de emprego durante cerca de 24 horas para descobrirem que foram vítimas de um boato espalhado pelas redes sociais. Uma fila havia se formado na entrada da unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do bairro Kobrasol, em São José, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
As supostas 900 vagas seriam para a empresa que assumiu os trabalhos do Contorno Viário da região. Um dos interessados, desempregado há dois anos e meio, relatou ter chegado na fila às 8h de domingo (02). Algumas pessoas levaram comida só para o almoço, o que acabou sendo a única refeição ao longo do período. A noite foi chuvosa, e quem não tinha cobertor, se aquecia com um casaco para enfrentar uma temperatura abaixo dos 20 graus durante a madrugada.
Entretanto, por volta de 7h desta segunda-feira (03), uma funcionária do Sine chegou ao local e avisou que não havia disponibilidade de vagas para a empresa neste momento. Já houve uma seleção no mês passado, e outra está prevista para o fim deste mês. Após saberem que a mensagem recebida se tratava de fake news, alguns permaneceram na fila para ver se havia algo no Sine que podiam trabalhar com carteira assinada.
Nos três primeiros meses do ano, Santa Catarina soma 277 mil pessoas desempregadas. Em todo o país, entre fevereiro e abril, o número chegou a 13,2 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
*Com informações da NSC TV
Continua depois da publicidade