A The Ocean Race, maior regata transoceânica do mundo, está em passagem por Itajaí até o dia 23 de abril. Durante este período, alunos de escolas da cidade e região podem visitar a estrutura montada para receber a corrida e participar de diversas atividades oferecidas no ambiente. A Ocean Live Park, ou Vila da Regata de Itajaí, nome que foi dado ao espaço, está recebendo visitas de estudantes desde o fim de março — data em que foi aberta para a visitação do público.
Continua depois da publicidade
Durante os onze dias que foram reservados para a visita de crianças e adolescentes, a expectativa é que, ao todo, 9.500 alunos passem pela Ocean Live Park. De acordo com o Município de Itajaí, o objetivo é oportunizar que o público, estudantes de escolas públicas e privadas de toda a região, conheça as ações e atrações que estão em andamento devido à The Ocean Race.
Os alunos poderão acessar, em detalhes, as exposições, atividades e projetos de sustentabilidade disponíveis no evento. Ainda, poderão conferir os bastidores e a rotina dos atletas que fazem parte das cinco equipes que estão na competição.
As escolas interessadas em proporcionar essa visitação aos seus estudantes preencheram formulários de inscrição. No dia do passeio, todas as crianças inscritas no Programa de Visitação são identificadas com pulseiras e recebem um copo reutilizável. Para garantir uma experiência orientada, todos os grupos de visitação são acompanhados por voluntários do evento.
O secretário de Estado de Turismo e presidente do comitê organizador da Itajaí Host City, Evandro Neiva, comenta que a ação realizada junto às crianças e adolescentes é um dos maiores legados conquistados, a partir da The Ocean Race, para Itajaí e Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
— Receber os pequenos na Vila da Regata, espaço equipado de ações que conscientizam sobre os cuidados com o meio ambiente, conecta tudo o que empregamos sobre sustentabilidade. Com essa atitude, eles têm acesso e conseguem levar para casa a importância da conexão com os oceanos, promovendo assim um novo futuro de preservação e respeito à vida marinha — destaca.
Já o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni, ressalta que a The Ocean Race é um evento de porte internacional, conhecido como a Fórmula 1 dos mares. Segundo ele, muitas crianças estão tendo a oportunidade de vivenciar um evento desta magnitude pela primeira vez. E o melhor: a regata acontece em Itajaí, o que é motivo de orgulho para os pequenos. O evento ainda reforça valores de sustentabilidade e preservação, permitindo muito conhecimento e aprendizado para os estudantes.
— Na Vila da Regata de Itajaí, as crianças podem conhecer de perto todas as práticas sustentáveis da regata por meio do programa de visitação das escolas. São mais de 20 atividades disponíveis para visita das escolas públicas e privadas, como exposições imersivas, experiências lúdicas, entre outras. Além disso, 1,5 mil alunos também participarão da 3ª edição do Fórum Kids. A iniciativa busca conscientizar sobre a preservação do meio ambiente por meio de ações lúdicas, como o teatro Somos do Mar, e orientações sobre a correta separação do lixo — reforça o secretário.
Como funcionam as visitas
Na edição de 2023 da The Ocean Race, cada escola que realizou a inscrição prévia poderá conhecer de três a cinco atividades diferentes na The Ocean Live Park. Entre elas, os destaques estão nas bases dos times participantes da regata — 11th Hour Racing e Malizia —, além de diversas atrações e atividades, como a exposição Mar Adentro – Juntos pelos direitos dos oceanos, do Instituto Itajaí Sustentável (INIS); planetário; Race Boat Experience; Sail a Future Program; visita ao Ecoponto do Centreventos; exposição O Fantástico Mundo Marinho do SEMASA; Water Family Game e muitas outras.
Continua depois da publicidade
Em dias reservados para a visita, os alunos e professores que passam pela visitação à Vila da Regata são recepcionados pelos voluntários do evento, que fazem parte da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Cada passeio é personalizado, ou seja, as atividades são programadas de acordo com a faixa etária de cada turma.
Durante a visita, são abertos para a discussão temas como sustentabilidade, abordagem do lixo marinho, preservação dos animais e outros. Ao todo, estão disponíveis no espaço mais de 20 atividades sensoriais, possibilitando aos alunos uma experiência imersiva e única na Vila da Regata.
As crianças e adolescentes inscritos no projeto também ganham um presente: um copo de uso contínuo, para conseguirem consumir água gratuitamente em mais de quatro pontos de hidratação disponibilizados pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (SEMASA) de Itajaí. A iniciativa faz parte do Plano de Sustentabilidade montado para o evento, com a intenção de reduzir o consumo de plástico durante o evento. Com isso, os pequenos também têm contato com essa e outras práticas de preservação ambiental.
Cíntia Nália, uma das professoras que teve a oportunidade de acompanhar os estudantes no passeio pela Ocean Live Park Itajaí, destaca a importância da oportunidade para levar aos estudantes os valores relacionados à preservação ambiental e oceânica.
Continua depois da publicidade
— É uma experiência muito significativa. A visitação possibilita muito conhecimento para as crianças e contribui para tirar dúvidas sobre sustentabilidade e meio ambiente. É um aprendizado que enriquece e acrescenta conteúdos na formação dos estudantes de Itajaí e região — afirma a profissional.
Os dias 30 e 31 de março, e 03, 04, 05, 06, 12, 13, 14, 19 e 20 de abril, foram reservados para o Programa de Visitação de Escolas. Os estudantes da rede municipal puderam passar pelo espaço das 14h às 16h, enquanto os da rede privada e colégios da região foram agendados das 16h às 17h30.
A Santa Catarina Itajaí Host City, única passagem da The Ocean Race pela América Latina, é uma realização do Município de Itajaí, em parceria com o Governo de Santa Catarina e a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento tem patrocínio de diversas empresas da região, além do Semasa e o apoio da Marina Itajaí.
A The Ocean Race
Conhecida como a maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race iniciou-se no dia 15 de janeiro, na cidade de Alicante, na Espanha. Até o meio do ano, os cinco times que participam da disputa irão dar uma volta ao redor do globo através dos oceanos. Ao todo, são 60 mil quilômetros de corrida, desafiando os atletas a demonstrarem habilidade, consistência e resistência diante aos contratempos e condições adversas do mar.
Continua depois da publicidade
Itajaí é a única cidade da América Latina a receber uma etapa da The Ocean Race. Para os cidadãos e visitantes que terão a oportunidade de conhecer a estrutura montada para sediar o evento, a corrida vai além da diversão e aventura da competição. No espaço, estão disponíveis experiências imersivas que mostram ao público como é a vida no mar, e ainda, instruem sobre a importância da sustentabilidade e preservação do ecossistema marinho. As atrações disponíveis na Vila da Regata estão abertas ao público, estimulando a reflexão sobre os próprios hábitos em relação à ecologia.
Nesta edição, os visitantes ainda poderão conhecer de perto as novas versões dos barcos IMOCAs 60, que estão cada vez mais tecnológicos e rápidos, chegando a atingir uma velocidade de até 70 quilômetros por hora.
Acesse o canal The Ocean Race e fique por dentro das novidades.
Leia também
Barcos voadores na The Ocean Race: uma nova era na competição
Itajaí se prepara para receber os destemidos velejadores da The Ocean Race