A Vigilância Epidemiológica vacinou 5.786 meninas com idade entre 11 a 13 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em Blumenau. A meta da Secretaria de Saúde do município é vacinar 6,9 mil até dia 30 deste mês. A vacinação começou no dia 10 de março e até o momento o resultado representa 82,27% do total de adolescentes nesta faixa etária na cidade imunizadas contra a doença.
Continua depois da publicidade
Blumenau é o primeiro município do Estado a ultrapassar a cobertura de vacinação exigida pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 80%. De acordo com a Vigilância Epidemiológica já foram vacinadas 53% das adolescentes de todo o Estado.
O vírus age de maneira silenciosa e atinge principalmente as mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que 80% delas entrem em contato com o HPV em algum momento da vida. São mais de 150 tipos que podem infectar mucosas e órgãos genitais, entre eles os que causam câncer de colo de útero, que representa hoje a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de colorretal.
Cada adolescente deverá tomar mais duas doses: em setembro deste ano e após cinco anos contando da primeira vacina. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida às adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, para as meninas de 9 anos.
Continua depois da publicidade