Os recentes temporais que atingiram Santa Catarina inundaram as estruturas do presídio e da penitenciária de Tubarão, no Sul do Estado, forçando a transferência de 759 internos nesta quinta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), a inundação aconteceu na noite desta quarta-feira (4), e na manhã desta quinta está sendo feita a conferência e a contagem dos internos para que eles sejam transferidos.
Os apenados serão levados para outras 14 unidades prisionais do Estado que não foram divulgadas por questões de segurança. Os adolescentes que estavam no Casep de Tubarão já foram transferidos para o Case de São José.
A SAP informou que quando o nível da água diminuir será preciso fazer uma avaliação da estrutura das duas edificações para identificar danos e prejuízos.
Continua depois da publicidade
Segundo o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto, quando a transferência for concluída os familiares dos apenados serão informados dos locais onde os presos estão.
— Importante destacar que já houve reforço da alimentação, de roupas e também foram enviados colchões para as referidas unidades — disse o Secretário.
Policiais penais e agentes de segurança socioeducativos de todo o Estado se deslocaram para a região de Tubarão para auxiliar a transferência dos presos.
> SC tem 30 mil pessoas afetadas pelas chuvas em 109 municípios
Enchente e desabrigados
Na madrugada desta quinta-feira o Rio Tubarão encheu e a água transbordou para os ruas do centro da cidade. Em medição feita por volta das 5h, a altura do rio estava em 7 metros. Cerca de 700 moradores da cidade foram acolhidos em abrigos.
Continua depois da publicidade
Durante a tarde, o governador Carlos Moisés (Republicanos) vai visitar locais atingidos pela cheia do Rio Tubarão. Por volta das 15h15min ele deve iniciar um sobrevoo na região.
Nesta quarta-feira (4), o município decretou situação de emergência por causa do temporal que atingiu a cidade.
Leia também
Novos milionários jogavam os mesmos números há 4 anos
Vídeo flagra avião “cortando” pipa em SC; entenda o perigo
Enxurrada arrasta carro e mata homem em Urubici; vídeo mostra alagamentos