Mais de 700 meteoros foram registrados no céu de Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (29) e a madrugada deste sábado (30). O fenômeno, causado pela chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, foi registrado pela estação de monitoramento da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), em Monte Castelo, no Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os meteoros dessa chuva provavelmente são formados por detritos do cometa 96P/Machholz, um cometa de curto período, que a cada seis anos passa a apenas 18,6 milhões de quilômetros do Sol.
VÍDEO: Meteoro superbrilhante é visto em SC e em outros três estados
Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino de Souza, membro da Bramon, essa chuva de meteoros ocorre todos os anos e é a maior que pode ser vista do Brasil.
Continua depois da publicidade
— Ela está ativa desde o dia 22 de julho até 17 de agosto mais ou menos, sendo os melhores dias para observação entre os dias 28 e 30 de julho. Nessa madrugada teve o pico mais forte. Provavelmente, hoje ainda vão ser vistos esses meteoros em grande número — explica Jocimar Justino.
No ano passado, a estação de monitoramento de Monte Castelo já havia registrado cerca de 400 meteoros em uma noite próxima do dia de pico da chuva deste ano.
Veja registros dos meteoros feitos em Monte Castelo
Leia também
Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado em Joinville
INSS alerta sobre golpe que usa “prova de vida” para roubar dados pessoais