Quando dona Vanda Maria Domingues Fernandes, 73 anos, foi convidada para ser a noiva oficial da Festa Julina do programa "Floripa Feliz Idade", ela nem hesitou. Fez uma saia branca, colocou um véu com uma tiara florida na cabeça e fez uma maquiagem com direito a sombra azul e pintinhas na bochecha vermelha. Estava pronta para o evento que ocorreu na tarde desta terça-feira (16), na Passarela da Cidadania, na Nego Quirido, no Centro de Florianópolis. Junto de Vanda, estavam outros 700 idosos que curtiraram uma tarde com dança, música e comida típica.

Continua depois da publicidade

Vestida de noiva caipira, dona Vanda era pura alegria. Não só recepcionava a multidão, como carregou amigos para dançar quadrilha no meio da Nego Quirido onde, no Carnaval, desfilam as escolas de samba. Esta foi a primeira vez que a festa ocorreu na passarela.

A ideia é manter as celebrações no local e ocupar cada vez mais o espaço, explicou a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.

O arraiá do programa voltado à terceira idade da prefeitura de Florianópolis reuniu idosos dos 118 grupos espalhados por diferentes bairros. Este é um dos três eventos anuais em que todos os grupos se encontram. Há ainda o Show de Talentos e o Carnaval para os idosos.

— Eu acho eventos assim maravilhosos. E me visto de noiva mesmo. Eu adoro brincar com as pessoas, adoro a diversão. Há 13 anos eu faço aula de informática de graça pelos cursos da prefeitura, há 10 faço vôlei, além da ginástica. Não dá para ficar parado — disse Vanda.

Continua depois da publicidade

O "noivo" do dia, seu Jackson Maurício Greinere, 62, concordou. O importante é curtir.

Vanda e Jackson Maurício Greinere
Vanda e Jackson Maurício Greinere (Foto: Diorgenes Pandini)

Outra manezinha que se divertia no evento era Adélia Domingues da Silva, 84 anos. Ela desfilou para o concurso de sinhazinha do arraiá com o maior humor e ganhou palmas de boa parte do público.

A aposentada é outra que não indica passar a vida trancada em casa. Ela voltou a estudar para aprender a ler e escrever depois dos 80, e faz ginástica todas as semanas no grupo do Novo Horizonte.

— Se a gente ficar sendo velhinho em casa, não vai para frente. A gente tem que sair, rir, festar com outras pessoas — recomenda a aposentada.

Adélia Domingues da Silva
Adélia Domingues da Silva (Foto: Diorgenes Pandini)

Foi o casal de Jurerê, Vasco Carvalho Novaes e Zelida Moura, ambos de 63 anos, que levou a faixa de Sinhozinho e Sinhazinha do arraiá. Eles se prepararam: ensaiaram passos coreografados para conquistar os jurados.

Continua depois da publicidade

O casal está junto há 15 anos e participa de vários grupos de idosos: fazem capoeira, ginástica, corrida, e todos os anos vão com excursão para o dia da terceira idade na Oktoberfest, em Blumenau.

— A gente vai toda a semana em um baile de Canasvieiras. É sempre uma alegria participar de eventos e conhecer novas pessoas — disse seu Vasco.

Sinhozinho e Sinhazinha
Sinhozinho e Sinhazinha (Foto: Diorgenes Pandini)

Todos os idosos ganharam pipoca, cachorro-quente, suco e outros quitutes. Cerca de 30 voluntários da rede solidária da prefeitura de Florianópolis, o Somar, participaram da festa para ajudar os idosos, como coordenar a entrega dos lanches e brincadeiras. A prefeitura ainda arrecadou 300 brindes para os sortudos que conseguiram acertar uma bola na boca de um palhaço.

— Mais do que momentos de descontração, a festa significa uma quebra de rotina para eles, onde os grupos poderão confraternizar e se divertir juntos — afirma a coordenadora do programa Floripa Feliz Idade, Roselene Antunes.

Continua depois da publicidade

Festa animada Passarela da Cidadania, na Nego Quirido
Festa animada Passarela da Cidadania, na Nego Quirido (Foto: Diorgenes Pandini)

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.