Mais de 780 quilos de fios elétricos irregulares foram apreendidos no comércio de Florianópolis nessa quinta-feira (24) pelo Procon municipal. Segundo a fiscalização, os fios apresentavam problemas na resistência elétrica, por isso estão sujeitos a sobrecarga e podem causar curto-circuito. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O teste da qualidade dos fios é feito pelos fiscais através do ohmímetro, um aparelho que mede a resistência elétrica do fio. Os agentes flagraram divergências entre o selo dos fios e as exigências do Inmetro. 

Conforme a prefeitura, depois da apreensão, o produto foi retirado também de outras lojas, o fabricante foi notificado e, agora, terá 20 dias para responder.

A apreensão é parte da operação Fio Encapado realizada pelo Procon de Florianópolis neste mês de fevereiro para fiscalizar a venda de fios elétricos. A ação foi desencadeada após o aumento do consumo de energia durante o verão, para garantir que fios à venda na capital estejam dentro dos padrões de segurança. De acordo com o órgão, ocorrências de curto-circuito estão entre as principais causas de incêndio. 

Continua depois da publicidade

A população pode denunciar irregularidades por meio do site do Procon, pelo e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3131 – 5320.

Leia mais:

Ponte da Lagoa da Conceição terá o triplo da altura; veja fotos

5G no Brasil precisa superar furto de fios para manter qualidade​​

Justiça decide pela volta da cobrança do desconto de 14% de aposentados de SC