Uma força-tarefa retirou o lixo acumulado das ruas do Centro de Florianópolis, na Passarela Nego Quirido e na região de Santo Antônio de Lisboa. Pouco antes das 6h deste domingo (23) toda a sujeira dos blocos dos sujos já havia sido removida pelos 72 funcionários da Comcap, empresa que realiza o serviço de coleta de lixo na cidade.
Continua depois da publicidade
A empresa informará a quantidade coletada apenas quando o Carnaval terminar. Porém, por meio da assessoria de imprensa, comunicou que a percepção é que o total será semelhante ao do ano passado, quando quase 53 toneladas foram recolhidas nos dias de folia.
A Comcap, pela primeira vez, cuida também da limpeza nas áreas privadas da Passarela Nego Quirido. No desfile das escolas deste sábado (22), o bloco da limpeza passou com a mascote "bernunça", para chamar atenção sobre as metas do Floripa Lixo Zero 2030.
Outra medida inédita foi a distribuição de equipamentos para os foliões entregarem de forma separada o vidro, metal, plástico e papel. Os pontos de entrega de vidro instalados no Centro de Florianópolis são até decorados para o Carnaval, com a imagem da "bernunça". São quatro destes no Centro, além de outros 50 latões para recicláveis (cor azul) e 50 para rejeitos (cor cinza).
Os grupos de 250 trabalhadores para a limpeza das ruas serão distribuídos entre a Ilha (Centro, Norte, Sul e Leste) e o Continente. O maior efetivo foi neste sábado (22) à noite, na região central de Florianópolis, com equipes durante a madrugada.
Continua depois da publicidade
Recomendação
A orientação da Comcap é para que o folião recicle seus hábitos, procure contentores identificados para os resíduos recicláveis como vidro, papel, metal e plástico. Isso se não puder levar as embalagens vazias para casa para encaminhá-las de forma mais adequada à coleta seletiva.
