Depois de dez dias da interdição da Escola Básica Anísio Teixeira, que fica no bairro Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, ao menos 76 pais de alunos ainda não procuraram a sala de situação, que fica na Escola Municipal Adotiva Liberato Valentim, para informar se já transferiram ou para qual unidade querem que o filho seja realocado. A escola Anísio foi interditada no dia 24 de maio após a Defesa Civil constatar que estrutura física apresentava riscos para os cerca de 500 estudantes e funcionários.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Secretaria de Educação da Capital, a orientação é para que todos os pais de alunos do ensino fundamental da Anísio Teixeira procurem a sala de situação – que se mantém ao longo desta semana – para informarem qual o destino desejado para os filhos.
A suspeita é de que os pais destes cerca de 70 alunos já tenham feito a transferência por conta para outras escolas e até instituições particulares. Mesmo assim é necessário avisar pessoalmente na sala de situação que está na Adotiva Liberato. A partir desta semana, a secretaria realiza um pente-fino para procurar por estes pais via telefone.
A prefeitura realocou os demais alunos para 22 unidades educacionais diferentes. Todos os estudantes têm vagas garantidas.
Para onde foram os estudantes?
Os 440 alunos do ensino fundamental:
Continua depois da publicidade
Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim (Costeira do Pirajubaé)
– Escola Básica Estadual Júlio da Costa Neves (Costeria do Pirajubaé)
– Escola Básica Estadual Ildefonso Linhares (Carianos)
– Escola Básica Estadual Getúlio Vargas (Saco dos Limões)
– Escola Básica Estadual Jurema Cavallazzi (José Mendes)
– Escola Básica Municipal José do Valle Pereira (João Paulo)
– Escola Básica Estadual Porto do Rio Tavares (Rio Tavares)
– Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr (Córrego Grande)
– Escola Básica Municipal almirante Carvalhal (Coqueiros)
– Escola Básica Estadual Tenente Almachio (Tapera)
– Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos (Armação do Pântano do Sul)
– Escola Básica Estadual Lauro Muller (Centro)
– Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares)
– Escola Básica Estadual Simao Jose Hess (Trindade)
– Escola Básica Municipal Batista Pereira (Alto Ribeirão)
– Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (Pantanal)
– Instituto Estadual de Educação (Centro).
44 crianças da educação infantil:
– 28 delas foram para o Neim Hassis (Costeira)
– As demais para os Neims Monsenhor Frederico Hobold (Costeira), Zilda Arns Neumann (Carianos), Costeira do Pirajubaé (Costeira) e Creche Crescer – conveniada (Costeira).
113 da Educação de Jovens, Adultos e Idosos:
– Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim (Costeira).
Vale-transporte
Os vales-transportes começaram a ser entregues na sexta-feira (31) na sala de situação da Adotiva Liberato. Cerca de 100 famílias já foram até a unidade para buscar o benefício.
Para retirá-los, o responsável pelo aluno deve levar os seguintes documentos: comprovante de residência e um documento de identificação (com foto).
Aula em auditório
A Adotiva recebeu a maior quantidade de alunos transferidos. Pelo menos mais de 120 adolescentes já possuem aulas normais na nova escola desde a semana passada. De acordo com a secretaria de Educação, eles se juntaram aos estudantes de turmas já existentes e duas turmas do 5º ano estão tendo aulas no auditório. A opção de construir salas modulares não avançou.
Continua depois da publicidade
Relembre
Desde novembro do ano passado que a escola Anísio Teixeira sofre com problemas estruturais mais sérios. O colégio tem rachaduras em paredes e vigas, e até o chão de uma das salas do bloco 2 chegou a ceder.
Até o momento, ainda não há uma causa definida para os problemas. A única confirmação é que, ao menos o bloco 2, precisará ser completamente demolido. Engenheiros e um geólogo trabalham no local.