Ao menos 73 pessoas morreram nas últimas 24 horas em uma batalha entre as forças do regime e a Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda, em uma área ao sul da cidade de Aleppo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), a Frente Al-Nosra e seus aliados islamitas tomaram na madrugada desta sexta-feira o controle da localidade de Khan Tuman e de alguns vilarejos próximos, expulsando as forças do regime.
“Pelo menos 43 combatentes da Al-Nosra e de seus aliados, entre eles um comandante local, e 30 no lado do regime e suas milícias aliadas morreram na batalha”, anunciou o OSDH, que tem uma ampla rede de fontes no país.
Em dezembro, as tropas do regime de Bashar al-Assad expulsaram a Frente Al-Nosra e seus aliados de Khan Tuman, cidade que fica a pouco mais de 10 quilômetros de Aleppo.
“A tomada da localidade e dos vilarejos próximos significa que as linhas defensivas do regime ao sul da segunda cidade do país recuaram’, afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor da ONG.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira continua em vigor uma trégua temporária em Aleppo, imposta por Rússia e Estados Unidos, que expira na madrugada de sábado.
A guerra na Síria deixou mais de 270.000 mortos desde 2011.
* AFP