Até as 18h desta quinta-feira (5), 71 municípios catarinenses foram afetados pelas chuvas que castigam o Estado desde a quarta-feira (4), e 28 decretaram situação de emergência. Uma morte foi registrada em Rio do Oeste, enquanto outra pessoa ficou ferida em Timbó. As informações foram divulgadas pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo o governador Jorginho Mello, a Defesa Civil está enviando itens de ajuda humanitária como cesta básica, kits de higiene e limpeza, colchão e telhas para as cidades de São Bento do Sul, Erval Velho, Canoinhas e Aurora. Além disso, 32 municípios já abriram 63 abrigos. O principal é Rio do Sul, com 19. Até o momento, 657 pessoas estão desalojadas e 382 desabrigadas.
As chuvas causaram ainda uma morte em Santa Catarina. Um homem se afogou após tentar passar de bicicleta por uma área alagada na tarde dessa quarta-feira (4), em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. O acidente ocorreu por volta das 17h25, após as fortes chuvas que atingiram a região. Houve também registro de uma pessoa ferida em Timbó, no Vale do Itajaí.
A preocupação aumenta, visto que há alertas para um volume ainda maior de precipitação entre sexta-feira (6) e domingo (8) em todo o Estado. A população deve ficar atenta nos próximos dias, principalmente por conta do solo encharcado e o risco de deslizamentos de terra.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, 28 municípios emitiram decretos de situação de emergência, são eles:
- Jaborá,
- Rio Do Sul,
- Aurora,
- Rio Do Oeste,
- Laurentino,
- Rio Negrinho,
- Campo Alegre,
- São Bento do Sul,
- Ibiam,
- Campos Novos,
- Frei Rogério,
- Monte Carlo,
- Brunópolis,
- Curitibanos,
- Corupá,
- Presidente Getúlio,
- Itaiópolis,
- Canoinhas,
- Papanduva,
- Mafra,
- Tangará,
- Vargem,
- Mirim Doce,
- Três Barras,
- Bela Vista do Toldo,
- Itaiópolis,
- São Cristóvão do Sul
- Erval Velho
Veja a previsão do tempo para o final de semana
Durante a noite desta sexta (6) e ao longo do sábado (7), é importante ficar atento nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, onde pode chover, entre 150 e 200 mm, aumentando o risco de enchentes e deslizamentos. No domingo (8) a instabilidade continua com chuvas fortes e persistentes em SC, com volumes acima de 100 mm.
Veja a situação hidrológica de cada região
- Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.
- Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira com aumento gradual nos níveis durante o final de semana, podendo alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul e 11 a 12 metros em Blumenau.
- Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de atenção.
- Grande Florianópolis: Os níveis da Bacia do Rio Tijucas sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta. E na Bacia do Rio Cubatão, níveis de atenção entre domingo e segunda-feira.
*As informações são do CBMSC e Defesa Civil
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também:
Voluntários ajudam moradores a recolher móveis de casas alagadas pela cheia em Blumenau