Cerca de 7.641 pessoas foram presas em flagrante e por mandado de prisão em Santa Catarina somente no ano de 2024. O número representa um aumento de 6% em relação a 2023, quando foram 7.208 prisões realizadas. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (28) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e pela Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao todo, foram 62.625 prisões realizadas. Ao poder judiciário, foram remetidas quase 135 mil investigações. Com a quantidade de presos e o aumento nas investigações realizadas, a Polícia Civil teve um crescimento de 74% na produtividade em comparação ao ano de 2022.

A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) foi a que mais teve aumento na produtividade. Na Grande Florianópolis, a Delegacia Regional de São José também teve um crescimento no número de prisões realizadas.

Em entrevista ao #CBN Floripa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destaca que o desafio principal para os próximos anos é a qualificação dos profissionais e o aumento no efetivo que, segundo ele, está sendo recomposto.

Continua depois da publicidade

— Você vê a polícia na rua. Essa é a polícia preventiva ostensiva, essa é a polícia que busca evitar o cometimento do crime — aponta.

Mandados de busca e apreensão

A Polícia Civil cumpriu, em 2024, 8.791 mandados de busca e apreensão, um aumento de 73% em comparação a 2022. Segundo o órgão, foram mais de R$ 1,6 bilhão em bens bloqueados de organizações
criminosas.

Crianças e adolescentes apreendidos

Cerca de 6.388 crianças e adolescentes foram alvos de mandados de prisão e apreensão em Santa Catarina em 2024. São 6% a mais em relação ao ano de 2023, quando foram cumpridos 6.041 mandados.

Combate à corrupção

Outro dado divulgado pela Polícia Civil que chama a atenção é o aumento no número de operações realizadas no que diz respeito ao combate à corrupção. Em 2024, foram 40 operações realizadas, o que significa um aumento de 400% em relação a 2022, quando foram feitas oito ações do tipo.

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, as operações começaram a crescer após um aumento de 20% no efetivo policial
a partir de 2023. Nesse ano, foram 24 operações realizadas.

Leia também

Puxado por latrocínios, SC tem aumento nas mortes violentas em 2024