Cerca de 60 mil pessoas coloriram as principais ruas de Blumenau nas cores verde e amarelo na tarde deste domingo. O movimento reuniu pessoas de diferentes idades, que protestaram contra a corrupção no Brasil e solicitaram o afastamento da presidente Dilma Rousseff do poder. A organização do evento considera que esse foi o maior movimento na cidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Militar, quando os primeiros manifestantes chegaram à Câmara de Vereadores, os últimos participantes ainda estavam na Praça Victor Konder, em frente à prefeitura. Cerca de 1,3 mil metros foram ocupados.
Leia as últimas notícias de santa.com.br
Os manifestantes entoaram o Hino Nacional três vezes: minutos antes de saírem, em frente ao Neumarkt Shopping – na rua Sete de Setembro – e em frente à Câmara de Vereadores de Blumenau. Não foram registrados incidentes, nem prisões, segundo a PM.
O aposentado Ernesto Simon, 74 anos, levou uma cobra jararaca feita em tecido e esponja pendurada em um pedaço de madeira para simbolizar o comentário do ex-presidente Lula sobre o fato de ter sido conduzido coercitivamente a depor pela Polícia Federal. No entanto, a cobra que carregava estava presa pela cabeça:
Continua depois da publicidade
– Deixei a cobra amarrada pelo pescoço para mostrar que temos que mudar a política. Desde criança meus pais diziam que o país iria melhorar e até agora, nada – reclama o homem.
Curta a página do Santa no Facebook
A manifestação começou por volta das 16h30min e terminou às 18h30min, quando os manifestantes retornaram ao prédio da prefeitura. Os blumenauenses passaram pelas ruas Amadeu da Luz, 7 de Setembro e Avenida Beira-Rio.
– Essa é a maior manifestação que aconteceu em Blumenau até hoje. Novamente mostramos civismo e acreditamos que muitas coisas vão mudar no país a partir de agora. As pessoas estão começando a tomar consciência e entender o quão importante é o papel do cidadão – afirmou o integrante da organização José Galdino.