O casal Nívea e Pedro Bizzato chegou cedo ao Hospital Regional Hans Dieter Schimidt para não perder a 14ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, realizada neste sábado, das 9 às 13 horas, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Continua depois da publicidade

De pele clara e com histórico da doença na família, Nívea sabe que faz parte do grupo de risco e aposta na prevenção. O marido a acompanhou.

– Minha esposa me convenceu a vir e vou fazer o exame preventivo também.

Para o casal, esperar mais de duas horas na fila não foi problema.

– Vale a pena, pois já fiquei dois anos aguardando por uma consulta com dermatologista pelo SUS, e quando se consegue é difícil continuar o tratamento – explica Nívea. ?

Continua depois da publicidade

O corredor do ambulatório do hospital, onde o casal aguardava sua vez, ficou lotado. Mais de 500 pessoas haviam sido atendidas gratuitamente nesta manhã.

O diretor do hospital Hercílio Fronza Júnior conta que as vagas no centro cirúrgico esgotaram-se de manhã para o atendimento daqueles cujo exame revelou lesões suspeitas de câncer de pele e foram encaminhados imediatamente para a biópsia e pequenas cirurgias. Pelo menos 60 exames acusaram suspeita.

A campanha contou com a participação de 14 dermatologistas e 10 acadêmicos de Medicina da Univille. ?

– Quando o câncer de pele é detectado precocemente, seu tratamento é muito mais simples e eficaz – explica a presidente do departamento de dermatologia da Sociedade Joinvilense de Medicina, Jussara Narciso.

Continua depois da publicidade

A região de Joinville agrega dois fatores de risco: colonização de pessoas de pele clara e proximidade das praias, portanto, o cuidado deve ser redobrado. Jussara reforça o uso diário de protetor solar nas partes da pele expostas ao Sol. Na praia, além do protetor em todo o corpo, uso de chapéu, óculos e guarda-sol, de preferência de tecido de algodão, que filtra 50% da radiação ultravioleta.