A primeira ótica pública de Santa Catarina registrou mais de 50 solicitações de óculos (armação e lente) em apenas cinco dias. Ela começou a funcionar na última segunda-feira (10) no MultiHospital em Florianópolis, capital do Estado. O serviço funciona de segunda a sexta-feira e pode ser acessado pelo encaminhamento do Centro de Saúde. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na terça-feira (18), Solange Regina Vacchi levou a mãe, Leonilda Vacchi, para uma consulta no oftalmologista do MultiHospital.

— Minha mãe fez cirurgia em 2015 no Hospital de Olhos de Florianópolis e, anualmente, fazemos a revisão. Esperávamos uma demora maior, mas fomos atendidas rapidamente. O atendimento médico foi excelente — relatou Solange.

Como agendar consulta oftalmológica no MultiHospital

Antes de agendar uma consulta com o oftalmologista do MultiHospital, a pessoa deve ser atendida pelo Centro de Saúde, onde as equipes de Saúde da Família (eSF) avaliam o caso e encaminham para o atendimento especializado.

Continua depois da publicidade

É quando a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que determina os pedidos por gravidade e administra a lista de espera, recebe a solicitação. O paciente, então, deve aguardar até ser chamado.

Quem a ótica pública atende

O serviço atende pacientes que recebem a recomendação de uso de óculos pelo oftalmologista do MultiHospital. A armação é escolhida pelo paciente na ótica pública e o pedido de produção é enviado.

Em cinco dias úteis, os óculos podem ser retirados pelo paciente. Apenas entre segunda (10) e sexta-feira (14), 51 óculos foram solicitados por moradores de Florianópolis.

Leonilda Vacchi, por exemplo, buscará seus novos óculos na próxima terça-feira. Depois da consulta no MultiHospital, ela recebeu a prescrição e escolheu a armação na ótica pública em cinco minutos.

Continua depois da publicidade

— Foi ótimo, tudo muito bom. Nem sabia da existência deste hospital, foi uma surpresa ver essa estrutura, parece um hospital particular — finaliza Solange.

Veja fotos do MultiHospital

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Creche de Florianópolis registra três casos suspeitos de sarna humana em crianças

Estudo mostra que 75% dos brasileiros adultos terão obesidade ou sobrepeso até 2044

Dia Nacional do Diabetes: SC tem mais de 454 mil pessoas com a doença