O Procon de São José encontrou mais de 50 itens alimentícios com a validade vencida na última sexta (28) durante uma operação de fiscalização em várias casas noturnas e bares do município. A ação ocorreu junto com a a Secretaria de Segurança Urbana e Pública (SUSP) e a Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O nome do estabelecimento não foi divulgado. O local foi autuado por violação das normas do Código de Defesa do Consumidor.
Ação conjunta do Procon tinha o objetivo de combater a comercialização irregular de cigarros eletrônicos, narguilés e produtos com o prazo de validade vencido. Durante a operação, diversos estabelecimentos foram vistoriados.
— Produtos com prazo de validade vencido representam um risco significativo à saúde pública, e a venda irregular de cigarros eletrônicos e a utilização de narguilés em ambientes fechados promovem práticas nocivas à saúde dos jovens e adultos. Estamos comprometidos em continuar vigilantes e atuar firmemente para proteger a saúde do consumidor — declarou Clarice Fátima da Costa, diretora do Procon de São José.
Continua depois da publicidade
Riscos de ingerir itens vencidos
- Intoxicação alimentar: Alimentos vencidos podem conter bactérias nocivas como Salmonella, E. coli e Staphylococcus que podem causar intoxicação alimentar. Os sintomas podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, febre e calafrios.
- Infecções: Além da intoxicação alimentar, algumas bactérias e fungos presentes em alimentos vencidos podem causar infecções sérias.
- Problemas digestivos: Alimentos vencidos podem ser difíceis de digerir e podem causar desconforto estomacal, indigestão e constipação.
- Alergias: Alguns alimentos vencidos podem produzir substâncias que causam reações alérgicas.
Leia também
Cidades de SC registram temperaturas negativas pelo quarto dia seguido
Julho Amarelo: Casos de hepatite em Santa Catarina reduziram 34% desde 2015