Mais de 50 bispos de dioceses do Paraná, Santa Catarina e São Paulo participam e missa solene de corpo presente de despedida de dom Irineu Roque Scherer.
Continua depois da publicidade
A cerimônia começou às 15 horas, na Catedral São Francisco Xavier, no Centro de Jonville. Dois padres de Garanhuns, no interior de Pernambuco, onde o bispo atuou antes de ser transferido para Joinville, também farão parte da equipe de liturgia.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Durante a missa, o padre Ivanor Macieski, assessor e um dos religiosos mais próximos de dom Irineu, fará a leitura e um documento chamado “testamento espiritual”, escrito pelo próprio bispo em 2012. Também são esperados para a cerimônia representantes das 65 paróquias que estavam sob o ministério de dom Irineu.
Conheça a história de dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville
Continua depois da publicidade
O prefeito de Joinville, Udo Döhler, decretou luto oficial de três dias pela morte do bispo dom Irineu.
– Com tristeza lamento a morte do amigo dom Irineu. Sua sabedoria fará muita falta à sociedade joinvilense – comentou.
Dom Orlando Brandes, bispo que antecedeu dom Irineu na diocese de Joinville, disse que o religioso era marcado pela bonade pessoal e a disposição em conversar.
– Era uma pessoa boa, que amava Joinville e que no céu intercedera por todos nós – afirmou.
Continua depois da publicidade
O vice governador Eduardo Pinho Moreira compareceu ao velório e disse que dom Irineu tinha uma característica social muito forte, além da preocupação com as desigualdades.
– Foi um homem que deixa bons exemplos a serem seguidos. Estou aqui para reverenciar a sua memória.
O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, compareceu ao velório e disse que dom Irineu tinha uma característica social muito forte, além da preocupação com as desigualdades sociais.
– Foi um homem que deixa bons exemplos a serem seguidos. Estou aqui para reverenciar a sua memória
Continua depois da publicidade